segunda-feira, 23 de junho de 2014

Festa do Corpo de Deus e da Diocese de Coimbra

Apesar do tempo instável que se fez sentir, ontem, dia 22 de Junho, Jesus saiu às ruas de Coimbra. Sim, o seu Corpo, presente na Hóstia Consagrada, saiu em procissão pelas ruas de Coimbra desde a Sé Nova até à Igreja de S. José.

Foi uma procissão grandiosa e sublime, presidida pelo nosso Bispo D. Virgílio, e bastante participada com bandas filarmónicas, ranchos folclóricos e pessoas das mais diversas paróquias e instituições.



Atrevo-me até dizer que a procissão foi do agrado de Deus Nosso Senhor porque nos aliviou do calor intenso que, geralmente, se costuma sentir nesta época, bem como  das chuvas que, certamente, afastariam as pessoas da mesma.

No entanto, neste dia não se realizou somente a procissão do digníssimo Corpo de Deus, feriado que, como todos sabem, foi eliminado dos calendários oficiais pelo Governo da República; mas isso não interessa, porque todos os dias são dias de Nosso Senhor.




O que interessa referir é que também no Domingo passado, se realizou também a festa da Diocese de Coimbra.

Nesta festa reuniram-se várias actividades com as crianças e os jovens das várias Paróquias da Diocese que tiveram por parte destas crianças e jovens bastante adesão e participação, não se deixando os mesmos intimidar pelo tempo chuvoso que fazia.

Obviamente que a chuva alterou um pouco o plano de actividades, no entanto, elaboraram-se outras que, sem qualquer tipo de planeamento e inspiradas no momento, foram bastante animadas e divertidas.

Apesar da imensa confusão gerada pelo elevado número de participantes, via-se espelhado nas suas caras uma imensa alegria.

No final desta festa houve partilha de lanche entre as crianças e jovens que, posteriormente, saíram para a missa que se realizou na Sé, antes da procissão.




Sem comentários:

Enviar um comentário