A FORÇA REVOLUCIONÁRIA DAS BEM-AVENTURANÇAS
Caríssimos amigos, a mensagem que os freis querem dirigir à Comunidade Paroquial, em ocasião da Santa Páscoa, coloca-se na linha da mensagem que o Papa Francisco escreveu aos jovens em ocasião do próximo Dia Mundial da Juventude, Domingo de Ramos, 13 de Abril.
Nas Bem-aventuranças - lembra-nos o Papa - Jesus prega o caminho da vida; aquele caminho que Ele mesmo percorre, ou melhor, que é Ele mesmo, e propõe no como caminho da verdadeira felicidade. Em toda a sua vida, desde o nascimento na gruta de Belém até à morte na cruz e à ressurreição, Jesus encarnou as Bem-aventuranças. Todas as promessas do Reino de Deus se cumpriram n’Ele. Jesus ressuscitado é a plenitude das Bem-aventuranças.
Ao proclamar as Bem-aventuranças, Jesus convida-nosa segui-Lo, a percorrer com Ele o caminho do amor, o único que conduz à vida eterna. Não é uma estrada fácil, mas o Senhor assegura-nos a sua graça e nunca nos deixa sozinhos. Na nossa vida, há pobreza, aflições, humilhações, luta pela justiça, esforço da conversão quotidiana, combates para viver a vocação à santidade, perseguições e muitos outros desafios. Mas, se abrirmos a porta a Jesus, se deixarmos que Ele esteja dentro da nossa história, se partilharmos com Ele as alegrias e os sofrimentos, experimentaremos uma paz e uma alegria que só Deus, amor infinito, pode dar.
Jesus interpela-nos para que respondamos à sua proposta de vida para que decidamos qual caminho queremos seguir a fim de chegar à verdadeira alegria. Tratase dum grande desafio de fé.
«Bem-aventurados» quer dizer felizes. Mas nós aspiramos deveras à felicidade?
Num tempo em que somos atraídos por tantas aparências de felicidade, corre-se o risco de contentar-se com pouco, com uma ideia «pequena» da vida. Somos convidados a aspirar a coisas grandes! Ampliar os nossos corações! Não devemos jamais ir vivendo, mas “viver”.
Escrevendo aos jovens, São João dizia: «Vós sois fortes, a palavra de Deus permanece em vós e vós vencestes o Maligno» (1 Jo2, 14). Os cristãos que escolhem Cristo são fortes, nutrem-se da sua Palavra e não se «empanturram» com outras coisas. Tenhamos a coragem de ir contra a corrente.Tenhamos a coragem da verdadeira felicidade!
A Luz do Senhor ressuscitado nos dê a força de vivermos e anunciarmos a verdadeira felicidade.
(Da mensagem de Papa Francisco, aos Jovens, no dia de Ramos)
O pároco e os Freis da Comunidade Frei Domingos, frei Paulo, frei José Carlos e frei Severino
Agradecemos, desde já, a todos os que contribuírem para as necessidades da nossa Igreja, através da CÔNGRUA PAROQUIA
(para aceder ao calendário por favor click no link supra, tal como para aceder ao Pica-Pau)